Como Limpar Paredes
Autor: Jimmi

Como Limpar Paredes

Misture uma xícara de amônia, ½ xícara de vinagre e ¼ xícara de bicarbonato de sódio em um galão de água morna. Limpe a parede com uma esponja.

Como Limpar Paredes

Obtenha dicas para remover eficazmente a sujidade, borrões e manchas das paredes pintadas sem causar riscos ou danos causados pela água.

A melhor maneira de lavar paredes pintadas com tinta látex é usar água morna e um produto de limpeza não abrasivo para todos os fins. Mergulhe uma esponja limpa na água e, em seguida, torcer para secar. Esfregue suavemente a parede. Preste especial atenção às áreas que são tocadas com frequência, como em torno de maçanetas de porta e interruptores de luz.

As paredes ficam sujas, especialmente ao nível das crianças e dos cães. Limpar as paredes regularmente é fundamental para manter a sua casa com um aspecto cintilante. Veja como limpar paredes pintadas sem danificá-las.

Antes de limpar, determine que tipo de tinta está na parede. A tinta semibrilhante ou esmaltada resistirá à lavagem. Acabamentos planos, manchados ou com casca de ovo não são tão duráveis e podem se desgastar se você esfregar com muita força ou usar um limpador abrasivo. Não importa o tipo de tinta que está em suas paredes, você precisa limpá-las antes de lavá-las. Coloque o acessório da escova no seu aspirador e passar por cima das paredes para remover a poeira e sujidade da superfície.

Em seguida, coloque toalhas no chão ao longo dos rodapés para apanhar qualquer excesso de água que escorra das paredes enquanto limpa.

Vai precisar de um líquido de limpeza para remover borrões e manchas. Para evitar danificar suas paredes, comece com o limpador mais suave que puder e, se necessário, passar para um limpador mais resistente. O limpador mais suave é a água. Limpar na parede e veja se isso faz o truque. Se não, sua próxima opção é uma mistura de água morna e sabão de lavar louça. Se isso ainda não for feito, misture uma xícara de amônia, ½ xícara de vinagre e ¼ xícara de bicarbonato de sódio em um galão de água morna. Limpe a parede com uma esponja. Certifique-se de secar a parede completamente com uma toalha para evitar riscos e danos causados pela água.

Para limpar uma mancha teimosa, misture uma pasta de bicarbonato de sódio e água e esfregue sobre a mancha. Enxaguar com água limpa e um pano.

Comece pela parte superior da parede quando estiver limpando e vá descendo. Limpe a parede com o aspirador e, em seguida, limpar apenas com água para enxaguar. Utilize dois baldes, um para a solução de limpeza e outro para a água. Certifique-se de torcer as esponjas antes de utilizar na parede. Você quer uma esponja úmida, não uma molhada. Trabalhe em seções. Quando terminar de lavar uma seção, seque a parede com um pano ou uma toalha.

Saber limpar paredes pintadas é especialmente vital se você tiver filhos em sua casa. Você tem provavelmente marcas do lápis de cera na parede. Esfregar com uma esponja de limpeza e depois lavar com água limpa. Secar a parede e esfregar com uma borracha de goma. Saber como limpar a gordura das paredes é a chave, também. Use um desengraxante comercial para limpar respingos das paredes da cozinha.

Como Evitar Paredes Sujas

Mantenha um aspecto pintura fresca nas suas paredes, mantendo as paredes livres de pó e manchas. Além disso, a manutenção preventiva significa menos tempo gasto a esfregar paredes mais tarde.

Paredes pintadas a vácuo com um acessório de pincel macio. Em seguida, limpar com uma vassoura ou esfregão coberto de tecido (pulverize com um agente de limpeza para obter os melhores resultados) ou utilize um pano de limpeza eletrostático. Limpe as impressões digitais e outras marcas logo após aparecerem. Evite usar uma quantidade excessiva de água ao limpar paredes pintadas.

Limpeza de diferentes acabamentos de pintura

A primeira coisa que você deve considerar ao lavar paredes pintadas é o acabamento. Se uma parede é lustrosa ou plana determinará como esfregar pode afetar a aparência da parede.

Acabamentos planos, acetinados e com casca de ovo: Acabamentos acetinados são menos duráveis quando se trata de limpeza. Não use produtos químicos agressivos ou desengordurantes ao limpar paredes de tinta plana e tenha cuidado ao lavar com uma esponja para não esfregar com muita força. A esponja deve ser espremida quase completamente antes de ser colocada nas paredes.

Acabamentos Gloss ou Semigloss: Estas tintas são altamente duráveis, por isso são mais comumente usadas em áreas de grande tráfego como a cozinha e banheiro. Não há problema em usar um desengordurante suave. Embora a tinta brilhante e semigloss seja durável, ela ainda vai arranhar, então sempre use uma esponja macia ao limpar paredes.

Como limpar paredes com tinta de látex

A melhor maneira de lavar paredes pintadas com tinta látex é usar água morna e um produto de limpeza não abrasivo para todos os fins. Mergulhe uma esponja limpa na água e, em seguida, torcer para secar. Esfregue suavemente a parede. Preste especial atenção às áreas que são tocadas com frequência, como em torno de maçanetas de porta e interruptores de luz. Enxágüe com uma segunda esponja e água limpa. Tome cuidado para não molhar as áreas ao redor das tomadas, interruptores de luz, tomadas de telefone e outras conexões elétricas. Quando for necessário esfregar esses pontos, desligue a eletricidade na caixa do disjuntor.

Para pontos difíceis, como impressões digitais, manchas de jornais ou arranhões, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e esfregue a área com uma esponja não abrasiva. Se o limpador (ou vinagre branco e água) não remover a sujeira ou mancha na madeira pintada, limpe a madeira com um pano umedecido com álcool.

Como limpar paredes com tintas à base de óleo

Lave as paredes pintadas com tinta à base de óleo da mesma forma, substituindo a solução detergente (veja abaixo) pelo limpador ou mistura de vinagre branco. Rodar a esponja ou pano até ficar ligeiramente úmido. As paredes pintadas com texturas, como as que têm um acabamento irregular, podem ser captadores de pó e podem exigir uma limpeza mais profunda. Adicione 29 ml de bórax a cada litro de água para limpar a parede.

Como fazer o Limpador de Parede para Todos os Propósitos

Para as manchas de parede pintadas para serviço pesado, você pode precisar de mais do que um pouco de água para remediar a situação. Este detergente universal pode ser usado para paredes pintadas à base de óleo. Ajuste a receita conforme necessário para o tamanho da sua parede ou mancha.

  • Mexa 1 colher de chá de detergente líquido num litro de água morna.
  • Adicione 1/4 colher de chá de vinagre branco.
  • Deixe a solução repousar sobre a mancha durante 10 minutos antes de a manchar.

Saber como limpar uma parede pintada manterá a sua casa com um aspecto fresco e sem manchas.

Arquitetura, Design e Estilo de Vida

Encontre a a sua dose de criatividade para o seu projeto ou expandir as suas ideias!