Plantas de Casas | Para que serve e o que é planta baixa?
Autor: Jimmi

Plantas de Casas | Para que serve e o que é planta baixa?

As plantas de casas são essenciais ao projetar e a construir uma casa.

Plantas de casas

O que é uma planta de casa?

Uma planta baixa é um diagrama escalado de um quarto ou de um edifício visto de acima. A planta pode retratar um edifício inteiro, um andar de um edifício, ou um único quarto. Pode igualmente incluir medidas, mobília, dispositivos, ou qualquer outra coisa necessária à finalidade da planta.

As plantas de casas são úteis para ajudar a projetar a disposição da mobília, os sistemas da fiação, e muito mais. São igualmente uma ferramenta valiosa para mediadores imobiliários e companhias de leasing em ajudar a vender ou alugar para fora um espaço.

A importância do design da planta baixa

As plantas baixas são essenciais ao projetar e a construir uma casa. Uma boa planta baixa pode aumentar a apreciação da casa criando um fluxo agradável entre espaços e pode mesmo aumentar seu valor da revenda.

Quais são as características chaves de uma boa planta baixa ao projetar sua casa?

  • Versátil e flexível. Certifique-se no futuro que um escritório pode facilmente ser transformado no quarto de uma criança se para sua família ou um comprador futuro.
  • Layout ideal do quarto. Certifique-se de que os quartos estão longe de ser espaços divertidos. Os banheiros não devem enfrentar espaços comuns do entretenimento como salas de jantar ou salas de visitas. A maioria das pessoas gostam do espaço aberto da cozinha e sala de jantar ou às salas de visitas assim para quem está cozinhando pode ainda interagir com convidados ou manter um olho nas crianças que brincam.
  • O tamanho importa. Sempre que projetar qualquer sala ou corredor, pense em quantas pessoas estarão nesse espaço ao mesmo tempo. Elas têm espaço para se movimentar? Há espaço para móveis para acomodar todas as atividades planejadas?
  • Se encaixa nas suas prioridades e estilo de vida. Se entretenimento é importante, certifique-se que há um bom fluxo da cozinha a um espaço e a uma sala de visitas exteriores. Se você trabalha em casa, certifique-se que o seu escritório recebe luz ideal e talvez esteja em um local tranquilo. 
  • Encontre o equilíbrio entre detalhes arquitetônicos e considerações práticas. Pense sobre a segurança das crianças, da limpeza, do aquecimento e da conta do ar condicionado antes de cair no amor com alguma escadaria majestosa ou assoalho às janelas do teto.

Marketing e comunicação com plantas baixas

As plantas baixas são igualmente chaves em comunicar o fluxo de seu espaço aos compradores ou aos potenciais interessados em alugar.

Rightmove liberou um estudo em 2013 que sugere que os compradores dos bens imobiliários consideram plantas baixas não apenas agradáveis de ter, mas essenciais ao olhar propriedades. Um em cada cinco disse que ignoraria uma propriedade sem uma planta baixa. Eles também classificaram as plantas mais importantes do que as fotos e a descrição da propriedade. No outro lado, quando os vendedores consideram empregar um mediador imobiliário, Rightmove encontrou que 42% não empregaria um agente que não oferecesse uma planta baixa de casa.

Adicionar uma planta baixa a uma lista dos bens imobiliários pode aumentar visualizações dos compradores por 52%.

Você também pode usar uma planta baixa para se comunicar com empreiteiros e fornecedores sobre um próximo projeto de remodelação.

Como desenhar uma planta baixa

Há algumas etapas básicas para criar uma planta baixa:

  • Escolha uma área. Determine a área a ser desenhada. Se o edifício já existe, decidir quanto (um quarto, um piso, ou todo o edifício) do mesmo para desenhar. Se o edifício ainda não existe, brainstorm desenhos com base no tamanho e forma da localização em que vai construir.
  • Faça medições. Se o edifício existe, medir as paredes, portas e móveis pertinentes para que a planta seja precisa. Se a disposição está sendo criada para uma área inteiramente nova, seja certo que a área total caberá onde deve ser construída. É aconselhável examinar edifícios construídos em áreas similares para usar como uma estimativa para esta planta baixa.
  • Desenhe paredes. Adicione paredes para cada quarto do edifício, tomando o cuidado de desenhá-los à escala. 
  • Adicione características arquitetônicas. Comece a adicionar características ao espaço incluindo as coisas inalteráveis, como as portas e as janelas, assim como o refrigerador, a máquina de lavar louça, o secador, e outros dispositivos importantes que devem ser colocados em uma posição específica.
  • Adicione móveis. Adicione a mobília se a planta baixa chama para ela.

Arquitetura, Design e Estilo de Vida

Encontre a a sua dose de criatividade para o seu projeto ou expandir as suas ideias!