Risoto de lagosta | Ingredientes e Como fazer
Autor: Jimmi

Risoto de lagosta | Ingredientes e Como fazer

Risoto de lagosta é uma excelente maneira de usar a carne dos corpos de lagostas, bem como as conchas.

Ferver as conchas infunde o caldo com sabor de lagosta e adiciona elegância a este prato risoto simples.

Cravejado com pedaços macios de carne de lagosta, este prato de luxo convém a uma ocasião especial, como uma festa de férias comemorativa. Se você não estiver familiarizado com a forma de cozinhar e limpar lagosta, veja as dicas relacionadas abaixo.

Risoto de lagosta é uma excelente maneira de usar a carne dos corpos de lagostas, bem como as conchas. É um grande prato do segundo dia depois de se deleitar com as caudas e garras, embora este risoto é tradicionalmente feito na Sardenha com lagostas espinhosas, que não têm garras.

Faça o caldo de lagosta antes do tempo ou usar caldo de galinha ou água.

Certifique-se de usar arroz de grão curto para isso, de grão longo não funciona tão bem, e certifique-se de ter algum açafrão na mão; ele realmente faz o prato.

Então você cozinhou um pouco de lagosta e isso foi ótimo. Você refogou as conchas vazias em óleo e cozinhou em muita água com uma cebola, um par de folhas de louro e alguns grãos de pimenta, e fez estoque. Isto é como deveria ser, sempre. Lagosta é cara. Faça seus sabores durarem.

E quando você estiver pronto, faça este risoto. Aqueça o estoque em uma panela. Derreta a manteiga em uma panela pesada ao lado dele, adicione as cebolas e cozinhe até ficar translúcido, sal o todo e adicione arroz Arborio, em seguida, mexa para combinar.

Agora comece a adicionar caldo quente para o arroz, um copo de cada vez, mexendo infinitamente o tempo todo, nunca adicionando mais estoque até que tudo o que você adicionou tenha sido absorvido. Quando tudo estiver macio e cremoso, adicione parmesão e qualquer carne de lagosta que sobra que você tenha. Se a resposta não for nenhuma, não se preocupe, no mínimo. Este é um risoto rico sem carne, comer de luxo no barato.

Risoto de lagosta | Ingredientes

  • 250 gramas de carne de lagosta
  • 2 xícaras de arroz arborio, carnaroli ou outro arroz de grão curto
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 chalotas (picado)
  • 2 dentes de alho (picado)
  • 1 colher de sopa de salsa (picado)
  • grande pitada de açafrão
  • 1/4 xícara de vinho branco (Vermentino é ideal)
  • 1 quarto de lagosta (ou peixe ou frango)
  • caldo
  • sal

Como fazer risoto de lagosta

  1. Pique metade da carne de lagosta.
  2. Esmagar o açafrão no vinho branco e mexa bem.
  3. Em uma panela pesada de tamanho médio, aqueça o azeite em fogo médio-alto e refogue as chalotas por 2 a 3 minutos. Não deixe que eles coloram. Adicione o alho e o arroz e mexa bem por cerca de um minuto.
  4. Adicione a carne de lagosta picada, cerca de 1/4 colher de chá de sal e a mistura de vinho branco-açafrão e mexa para combinar. Leve para ferver.
  5. Deixe o vinho se resumir, mexendo com freqüência- cerca de uma vez a cada 90 segundos ou assim. Vire o fogo para médio e começar a adicionar o caldo de lagosta, cerca de 1/2 xícara de cada vez, mexendo com freqüência.
  6. Cozinhe até que o arroz é feito, mas ainda um pouco al dente. Você não quer arroz mole. Adicione o resto da carne de lagosta e da salsa, em seguida, verifique se ele precisa de mais sal. Adicione alguns, se necessário.
  7. Sirva de uma só vez com vinho branco.

Dica da receita

Ao servir com vinho branco, uma combinação perfeita seria um Vermentino da Sardenha ou um grillo siciliano, mas um chardonnay sem carvalho, mistura branca cotes-du-Rhone ou um riesling off-dry seria bom também. Um Albarino espanhol também seria um bom emparelhamento com risoto de lagosta.

Arquitetura, Design e Estilo de Vida

Encontre a a sua dose de criatividade para o seu projeto ou expandir as suas ideias!