Organização | 10 sinais de que é hora de se organizar
Autor: Jimmi

Organização | 10 sinais de que é hora de se organizar

Se você está com problemas de organização vai perceber muito rápido: quando você começa não encontrar mais nada e nem sabe o que tem na sua casa.

Como você pode saber quando é hora de começar a organizar seu espaço, sua programação e sua vida?

Os sinais são bem claros quando você começa a prestar atenção.

Muitas vezes, envolvem sentir-se fora de controle ou cometer pequenos erros com consequências potencialmente significativas.

Por exemplo, aqui estão dez sinais comuns de que você precisa se organizar.

1 - Você acidentalmente perde uma reunião agendada

Claro, isso pode acontecer por uma razão legítima e imprevisível (um terremoto, por exemplo, ou uma emergência familiar.)

Mas o que estou falando aqui é quando você esquece, sem uma boa razão, que você tem uma consulta de rotina ou evento especial planejado.

Especialmente se isso acontecer mais de uma vez, essa é uma dica séria de que seu sistema atual de organização de sua agenda não está funcionando para você.

Solução de Organização: desenvolva uma rotina diária para nunca perder uma reunião.

2 - Você não sabe o que tem ou que já comprou

Se você continuar encontrando roupas que não se lembra de ter comprado ou compra livros ou acessórios que você esqueceu que já possuía (consulte o item 5), é hora de limpar as coisas e reorganizar.

3 - Você mantém as necessidades equivocadas

Sim, todo mundo comete erros, e situações estranhas pontuais acontecem.

Mas se você perde regularmente as suas chaves, óculos ou carteira, isso significa que a rotina de sua organização estea com problemas em algum ponto - possivelmente vocie não tem um roteiro de chegada em casa, ou seja, um processo de guarda itens beasicos de saída da sua casa.

Solução de Organização: marquer um ponto específico para deixar estes itens na chega e pegar na saíde, pode ser um vaso, um prato de mesa

4 - Você fica frustrado com as tarefas mundanas

Muitos de nós têm vidas ocupadas, nas quais é necessário um pouco de preparação para garantir que as tarefas diárias, como maquiar ou fazer o jantar, decorram sem problemas.

Quando essas tarefas se tornam uma fonte de estresse, é um indicador de que algo sobre o processo precisa mudar.

Muitas vezes, surpreendentemente, menos é mais quando se trata de simplificar suas tarefas mundanas.

Por exemplo, se vestir leva uma eternidade, porque você não tem “nada para vestir”, pode ter muito, e um guarda-roupa minimalista pode ser a resposta.

5 - Você acha que está sempre comprando

Às vezes, quando você pensa que precisa de mais coisas, é apenas porque as coisas que você já possui são tão mal organizadas que você nem percebe que elas estão lá.

A organização dos seus pertences, especialmente aqueles guardados em áreas de armazenamento, como armários, esclarecerá o que você já tem e se está acumulando duplicatas involuntariamente, que não usará.

6 - Você não pode localizar itens do cotidiano

Se você está sempre perdendo tempo vasculhando suas gavetas da mesa, sua bolsa e a parte de trás do seu armário, provavelmente é hora de estabelecer uma regra segundo a qual tudo o que você possui tem uma “casa” dedicada.

7 - Você é facilmente distraído

A desordem não é apenas pouco atraente - também pode ser uma grande distração.

Se você não conseguir fazer nada, limpe a desordem do seu espaço de trabalho e veja o que acontece.

Lembre-se de que mesmo a confusão escondida (por exemplo, uma pilha de documentos esperando para serem arquivados dentro de uma caixa de armazenamento) pode drenar sua energia mental.

E lembre-se de que a desordem não é apenas um problema quando se trata de se concentrar no trabalho. Também pode ser um obstáculo visual ou mental ao relaxamento.

8 - Você está se sentindo atraída por organizar produtos

Todos nós queremos soluções milagrosas para nossos problemas e fomos condicionados a pensar que essas soluções deveriam vir de uma loja.

Mas, embora os produtos de organização cuidadosamente escolhidos possam fazer maravilhas nas circunstâncias certas, eles não são mágicos.

Ainda assim, sentir uma súbita necessidade de novas prateleiras e caixas pode sinalizar uma verdadeira insatisfação com o seu sistema atual de organização.

Também pode ser uma dica de que você tem muita coisa, e se livrar dela - em vez de organizá-la bem - fará com que você se sinta melhor instantaneamente.

9 - Você se sente oprimido

Em algum momento, quase todo mundo sente que tem muito o que fazer.

E é possível que você literalmente tenha mais itens em sua lista de tarefas do que as horas limitadas do dia permitem.

Mas você não pode ter certeza até reconhecer, classificar e priorizar esses itens e aprender a gerenciar seu tempo em vez de apenas reagir aleatoriamente a todas as tarefas que aparecerem no seu caminho.

Se você ainda não tem uma rotina diária, tente criar uma agora.

10 - Você tem vergonha da bagunça da sua casa

Se o pensamento de convidar um amigo para sua casa o deixa envergonhado, ou se olhar para sua mesa bagunçada o faz se sentir culpado, é preciso se organizar.

A bagunça pode não ser tão ruim quanto você pensa quando começa a se organizar.

Arquitetura, Design e Estilo de Vida

Encontre a a sua dose de criatividade para o seu projeto ou expandir as suas ideias!