Strudel de maçã | Receita tradicional e fácil
Autor: Jimmi

Strudel de maçã | Receita tradicional e fácil

Mesmo que as etapas para aperfeiçoar o strudel da maçã sejam fáceis, uma coisa que você precisará para esta receita é tempo e paciência.

Clássico strudel maçã é surpreendentemente fácil de fazer. Esta receita de maçã vienense tradicional à moda antiga (Altwiener apfelstrudel) contém ingredientes simples, como maçãs, passas, açúcar e canela e está envolto em uma fina folha de massa ázimo.

Este strudel de maçã é perfeito sozinho em um prato, mas tem um gosto ainda melhor, com um pouco de molho de baunilha, chantilly, ou uma colher de sorvete de baunilha.

Esta receita usa uma massa caseira em vez de massa filo comprada na loja. A receita de massa como de macarrão é tão fácil (ou mais fácil) de usar e muito melhor do que comprado pronto.

Mesmo que as etapas para aperfeiçoar o strudel da maçã sejam fáceis, uma coisa que você precisará para esta receita é tempo e paciência.

Ingredientes Strudel de Maçã

Massa:

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 13 colheres de sopa de água morna
  • 2 colheres de sopa de óleo de cozinha neutro
  • 1 colher de chá de óleo de cozinha neutro

Recheio 1:

  • 7 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de farinha de rosca

Recheio 2:

  • 6 a 8 xícaras de maçãs (5 a 6 grandes maçãs picadas, como Gala ou Granny Smith)
  • 3/4 xícara/150 g. açúcar granulado
  • 1 a 2 colheres de chá de raspas de limão
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • 1/4 colher de chá de canela
  • 1/2 xícara de manteiga derretida (para escovar a massa)
  • Enfeite: açúcar de confeiteiro para decoração
  • Opcional: 1/2 xícara de passas
  • Opcional: 4 colheres de sopa de rum (ou suco de laranja)

Etapas para fazer o strudel de maçã

Fazer a massa

  1. Coloque a farinha em uma tigela com o sal e adicione a água, em seguida, 2 colheres de sopa de óleo. Mexa com uma colher até que ela desgrudde da colher e você pode trabalhar com as mãos.
  2. Amasse a massa até ficar lisa e pegajosa, mas não pegajosa, cerca de 5 minutos. Se você precisa adicionar mais farinha, adicione apenas 1 colher de chá de cada vez.
  3. Forme a massa em uma bola lisa, pincelar com 1 colher de chá de óleo e colocar de volta na tigela por 1 hora à temperatura ambiente. Cobrir a massa com filme plástico também é bom.

Fazer o recheio 1

  1. Aqueça 7 colheres de sopa de manteiga em uma panela até espumar e adicione a farinha de rosca.
  2. Torrar, mexendo sempre, até que estejam marrons médios. Deixe esfriar.

Fazer o recheio 2

  1. Mergulhe as passas no rum opcional (ou suco de laranja). Você pode aquecê-las por 30 segundos no microondas e, em seguida, mergulhar as passas até que você esteja pronto para elas.
  2. Descasque, core e pique as maçãs em pedaços pequenos. Adicione o açúcar, suco de limão, raspas de limão, passas, e canela e misture bem.

Monte o Strudel

  1. Estenda a massa em uma placa levemente enfarinhada para cerca de 13 por 9 polegadas. Polvilhe levemente em uma toalha limpa, coloque-a sobre a massa, pegue ambos (toalha e massa) e vire. Endireitar os dois, conforme necessário.
  2. Usando as mãos, esticar suavemente a massa mais fina por todos os lados, trabalhando o seu caminho em torno da folha de massa. Esticá-la até ela começar a ficar translúcida em pontos. Deixe descansar um minuto e novamente esticar as áreas que você acha que são muito grossas. As bordas grossas não podem ser evitadas e serão cortadas. Pincele a massa com manteiga derretida.
  3. Espalhe a farinha de rosca em 2/3 da massa e dar tapinhas uniformemente. Escorra as maçãs e espalhar sobre o outro 1/3 da massa. Corte todas as bordas grossas da massa de pão com tesouras de cozinha. Usando a toalha, dobre um lado da massa sobre o recheio. Pincele a massa exposta com manteiga derretida. Dobre nas extremidades da massa como um envelope (ou burrito).
  4. Dobre o outro lado da massa para cima e sobre o recheio para formar um rolo. Pincele com manteiga. Use a toalha para manobrar o strudel em uma folha de cozimento alinhada com papel de pergaminho. Enrole o papel manteiga para que o lado da costura esteja para baixo. Pincele com manteiga derretida.

Asse e sirva

  1. Aqueça o forno a 200 graus. Asse por 20 minutos e, em seguida, reduzir o calor para 180 graus e leve ao forno por um adicional de 40 a 60 minutos. Retire do forno, pincele a parte superior com manteiga derretida e polvilhe com o açúcar confeiteiro enquanto ainda estiver quente.
  2. Transfira para um prato de servir com uma espátula grande (ou dois). Corte em fatias de 1 1/2 polegadas de largura com uma faca de pão ou faca serrilhada e sirva com a sua escolha de chantilly, molho de baunilha ou sorvete de baunilha.

Dicas

  • Prática de fazer strudel antes que você queira servi-lo, pelo menos uma vez antes do grande dia. Errar no lado da massa grossa. Se você esticá-lo muito fino antes de adicionar o recheio, quando você rolar, você vai esticá-lo mais e ele pode rasgar. Rasgar faz com que o líquido evapore quando cozido, em vez de cozinhar dentro do pacote. Não vai arruinar o seu strudel, mas não será perfeito.
  • Se você está planeando servir o strudel no próximo dia, deixar ele no papel do pergaminho e cubra frouxamente com uma toalha de cozinha limpa. Coloque fora de alcance. O aquecimento no microondas não produz os melhores resultados.

Arquitetura, Design e Estilo de Vida

Encontre a a sua dose de criatividade para o seu projeto ou expandir as suas ideias!